Os processos básicos da terraplenagem são:
1 Escavação
Nesse processo a terra é escavada e rebaixada a topografia natural do terreno, deixando-o adequado ao projeto de construção.
Escavação com remoção de terra
Aqui, a terra é escavada e levada em caminhões basculantes que a levarão para aterros ou bota-foras.
Escavação sem remoção de terra
Também conhecido como “corte e compensação”, esse processo da terraplanagem escava a terra que está acima das cotas do projeto e a utiliza em áreas onde o nível do terreno está abaixo dessas cotas.
2 Aterro
Aterro nada mais é do que deixar o terreno em nível, utilizando principalmente a terra vermelha, pois tem um melhor rendimento na compactação do aterro.
Aterro com importação de terra
Quando não existe material suficiente para o projeto de aterro no terreno, é feita a importação de terra de outro local.
Aterro sem importação de terra
Aqui, o aterro é realizado por meio do corte e compensação.
3 Compactação de solo
Esse processo utiliza um equipamento chamado Rolo Compactador Pata – ou pé-de-carneiro-, para compactar e comprimir o solo para deixá-lo mais firme e resistente.
O nível de compactação do solo é calculado por um engenheiro de solos ou calculista. Também são efetuadas análises laboratoriais para definir se o solo está ou não apto para a construção.
Na maioria das vezes, o processo de compactação é realizado em camadas. É feito um aterro de, no máximo, 20 cm de altura e, se a terra estiver seca, é umedecida por um caminhão-pipa. Já, se estiver muito úmida, um equipamento chamado Grade, é utilizado para “secá-la”. Após esses processos, o Rolo Compactador Pata é utilizado. Não existe um número definido de camadas, devem ser utilizadas quantas forem necessárias para deixar o terreno firme.
4 Troca de solo
Quando a consistência do solo não garante o suporte para a construção, é realizada a troca do solo. Para chegar a essa conclusão, é feito um estudo de solo. Após a escavação e remoção do solo, o aterro com compactação é feito para adequar o terreno ao projeto.
5 Drenagem de solo
Quando existe excesso de umidade no solo, a drenagem é feita com a criação de canais, em locais estratégicos, para escoar a água do terreno. Se a umidade é por causa de alguma nascente no terreno, deve ser respeitado um raio de 50m para criar um canal que desvie a água para longe da construção. Se a fundação é profunda, essa etapa é ainda mais importante.
6 Prevenção de erosão
Para prevenir o aparecimento de erosão, a técnica mais utilizada é a criação de curvas de nível, que captam a água que escorre pela terra e não deixam que ela crie velocidade e decomponha o solo, abrindo valas. A quantidade de curvas de nível no terreno dependerá de sua extensão e grau de inclinação.
FONTE: Quais os processos de terraplenagem. GJG Estruturas,2022. Disponível em: https://gjgestruturas.com.br/processos-de-terraplenagem/. Acesso em: 13 de dezembro de 2022